Concreto Pigmentado

Quem nunca passou pela situação pintar uma área que não é tão utilizada (calçada, por exemplo) e em pouco tempo viu essa pintura se desgastar e ficar com aspecto de velha, obrigando assim, o dono a realizar uma manutenção periódica nesse local para manter a cor? É uma situação bastante comum e dispendiosa, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que, existem no mercado, concretos já pigmentados de várias cores. Eles se mostram como uma solução para esses problemas de desgaste de pintura e ao mesmo tempo uma fuga do cinza padrão do concreto.

As principais vantagens da utilização do concreto já pigmentado (colorido) são:

  • A substituição de mão de obra para pintar a peça;
  • A durabilidade da coloração;
  • É de grande beleza estética;
  • Não tem necessidade de revestimentos, diminuindo a manutenção;
  • Reduz o tempo de obra;
  • A coloração não se desgasta com as intempéries (chuvas, ventos e ação solar);
  • O concreto ganha cor sem perder suas propriedades essenciais;
  • Auxilia na visualização (de pistas, ciclovias, lombadas, etc);
  • Tem várias opções de cores disponíveis.

A coloração do concreto é obtida através da adição de óxidos em sua mistura, no caso o óxido de ferro permite as cores amarelo, vermelho, preto e suas derivações (marrons), já o óxido de cromo cria o efeito de cor verde, a partir dessas cores primarias é possível desenvolver uma série de outras tonalidades.

Como o pigmento é uma adição que se acrescenta na mistura do concreto, é preciso manter um controle rígido sobre esse processo para que ele não altere a qualidade final do produto. Sua proporção deve ser de 1% ate 7% (nunca ultrapassando esse limite) em relação ao peso do cimento utilizado. A quantidade de agua, após ser definida, deve ser mantida rigorosamente para que se mantenha a mesma tonalidade na cor do concreto depois de pronto.

Após a aplicação do concreto pigmentado, é necessário realizar o processo de cura do concreto por 7 dias, que é o tempo que o concreto atinge entre 68% e 82% de sua resistência total (ABNT NBR 6118:2014, item 12.3.3). Após esse processo, pode ser aplicado um acabamento em verniz incolor ou acrílico, que serve como proteção mecânica da coloração do concreto.

Uma dica é a utilização do concreto pigmentado na confecção de telhas, assim evitar pinturas recorrentes, além disso, seu uso é ilimitado, estando presentes em fachadas, pontes, pisos, ciclovias, calçadas e marcações de áreas especificas.

Pensando em tudo isso, a G10 CONCRETO oferece todas as variedades de cores para concretos pigmentados, isso é uma opção para você que deseja o melhor resultado para sua obra.

Rolar para cima