Concretos especiais!

Ao contrário do que muitos pensam, existem diferentes tipos de concreto, em relação à sua composição, pois ele é formulado, pensando no resultado final que se busca obter com ele.

Basicamente o que mais altera seu resultado final é o tipo de agregados que se utiliza em sua produção, Os agregados devem ser compostos por grãos de minerais duros, compactos, estáveis, duráveis e limpos, e não devem conter substâncias de natureza e em quantidade que possam afetar a hidratação e o endurecimento do cimento, a proteção da armadura contra a corrosão, a durabilidade ou, quando for requerido, o aspecto visual externo do concreto de acordo com a NBR 7211 (ABNT, 2005).

O agregado mais comum é a pedra britada, mas existem vários, podemos dividi-los em leves (argila expandida, pedra-pomes, vermiculita), normais (aqui se encaixa as pedras britadas, areias, seixos) e pesados (hematita, magnetita, barita).

Cada um deles ajuda na produção de um tipo diferente de concreto, o concreto produzido com argila expandida, por exemplo, é mais leve, pois diminui a massa específica do concreto, então, quando se deseja um conjunto de obra com peso reduzido, essa é a melhor escolha para agregado em seu concreto, além disso, esse tipo de agregado reduz os custos com a fundação de sua obra.

Já o seixo ralado, por exemplo, pode ser utilizado na produção do concreto sem maiores tratamentos além da lavagem e seleção, além disso, ele é encontrado e extraído de maneira descomplicada do fundo dos rios, esse tipo de agregado é comumente utilizado nas regiões norte e nordeste do Brasil, o ponto negativo de sua utilização é em relação a aderência dele com a matriz do concreto, porém já há estudos para solucionarem isso, a técnica de dopagem é um dos caminhos.

Ao contrário da argila, quando se deseja aumentar a densidade específica do concreto, então, deve-se utilizar um agregado pesado como a hematita, por exemplo, o concreto de alta densidade é capaz de substituir painéis de chumbo em locais onde se trabalha com aparelhos que emitem radiação.

Dessa maneira fica claro que é possível trabalhar as características do concreto, manipulando seus agregados de forma que o resultado seja favorável às características de cada obra, o concreto é o material básico da construção civil e assim como há uma gama bastante grande de necessidades nesse ramo, o concreto também pode sofrer igualmente variações e adequações.

Rolar para cima