Expressões do ramo da construção civil

Cada área de conhecimento e serviço possui um linguajar próprio que a maioria das pessoas que não pertencem a esse grupo tem dificuldade para entender, no caso da Construção Civil são tantos os termos específicos da área que já existem até dicionários para esses termos.

Aqui vamos expor os mais interessantes deles, para você que está iniciando ou já trabalha nessa área e tem curiosidade em aprender.

Alguns são termos técnicos, já outros são do vocabulário informal, mas já estão tão enraizados que são aceitos como oficiais.

  • Para as pessoas comuns “adoçar” seria tornar algo doce, porém no ramo da construção adoçar significa nivelar, aplainar, desbastar saliências ou alisar e aplainar madeiras.
  • Agregado é um termo mais conhecido, na construção civil ele fala especificamente sobre os materiais que podem ser adicionados à preparação do concreto.
  • Cura é a molhagem do concreto, após o fim de pega, ou seja, o endurecimento inicial do concreto, a fim de evitar a evaporação da água necessária às reações químicas (hidratação) nas primeiras horas após a aplicação do concreto.
  • Nata – A nata é como se denomina a parte mais fluída do concreto, formada por água e cimento, ou água, cimento e areia. O aparecimento da nata em uma porção de concreto é um efeito indesejável, pois indica que houve segregação do concreto ou exsudação. O lançamento e adensamento inadequados do concreto são uma das causas do aparecimento da nata. Outra causa muito comum são as falhas nas fôrmas do concreto armado. Pequenas aberturas nas fôrmas permitem o escape da nata. A consequência imediata deste problema é o enfraquecimento do concreto e o surgimento de nichos de concretagem.
  • Carote ou Corpo de Prova – Amostra do concreto endurecido, especialmente preparada para testar propriedades como resistência à compressão, módulo de elasticidade, etc, através de uma prensa hidráulica. Os corpos de prova podem ser moldados em cilindros com concreto fresco, seguindo as recomendações e procedimentos das normas vigentes ou retirado do concreto já endurecido usando um equipamento chamado extrator de testemunhos. O termo carote é utilizado no português europeu para designar corpo-de-prova.
  • Girica – Ferramenta semelhante ao carro de mão utilizada para transportar o concreto a curtas distâncias e no plano. Para todos os tipos de construção especialmente onde o acesso à área de trabalho é restrito.
  • Trabalhabilidade – Propriedade que determina o esforço necessário para manipular uma quantidade de concreto fresco com uma perda mínima de homogeneidade.

E se você já ouviu por aí sobre tempo de pega do concreto e ficou confuso, não se preocupe, pois isso se refere ao tempo de solidificação do concreto, ou seja, depois que ele começa a enrijecer e não é mais possível trabalhar a massa.

Como deve ter ficado claro há uma série de termos e expressões que são usadas com sentido bem específico no ramo da construção civil, mas por sorte na internet há uma serie de dicionários que podem explicar cada uma delas, caso queira aprofundar seus conhecimentos nessa área só precisa se dedicar a pesquisa de cada um deles.

Rolar para cima