Usando o FGTS para comprar ou construir sua casa

Como é sabido o governo federal liberou o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de contas inativas para os trabalhadores que tem direito a ele, analisa-se que esse dinheiro foi ou será usado para pagar dívidas ou com outras despesas que as famílias estavam deixando de lado em razão da crise.

Porém, esse não é o uso a que se destina esse fundo, ele foi criado  para proteger o trabalhador demitido sem justa causa e pode ser usado na compra da primeira casa própria ou na construção desta e para esse fim a conta não precisa estar inativa, ou seja, a qualquer momento que o trabalhador desejar fazer uso desse fundo para esse fim será possível.

Para fazer uso desse dinheiro é preciso atender a alguns requisitos mínimos:

  • É preciso haver pelo menos 36 meses de depósitos no fundo
  • O beneficiário não pode ter outros imóveis em seu nome

Lembramos que essas regras podem ser melhor explicadas e negociadas em uma agência bancária autorizada a realizar o uso do FGTS.

Dito isso cabe esclarecer que esse uso do FGTS fará parte de um financiamento maior, mesmo porque, na maioria dos casos não é possível realizar a compra ou obra, apenas com o valor do FGTS.

E quando se faz um contrato desse tipo com a Caixa Econômica Federal por exemplo, é preciso observar rigorosamente os prazos estipulados por ela, quem já realizou esse tipo de transação sabe que é preciso cumprir etapas específicas da obra para que a Caixa faça a liberação dos valores.

Aqui fica nossa dica de ouro, escolha prestadores de serviços capazes de cumprir esses prazos, para não ter dor de cabeça depois, a G10 Concreto tem equipamentos modernos justamente para ajudar nisso, ganhar tempo, economizar material e cumprir os prazos determinados para a conclusão da sua obra.

Dessa maneira será mais fácil realizar o sonho da casa própria.

Rolar para cima