Veja 6 tipos de concreto que poderão ser utilizados na sua obra

Esse texto foi feito para aqueles que pensam que concreto é tudo a mesma coisa, que não tem diferença, saiba que tem sim e muita, na mesma quantidade das diferentes necessidades de cada obra.

Cada tipo de concreto possui uma finalidade diferente e é muito importante ter clareza do que se quer para sua obra para saber exatamente qual deles utilizar, existem vários tipos e muitos ainda podem ser adaptados para sanar necessidades específicas, aqui vamos dar alguns exemplos dos mais utilizados, vejamos:

Concreto Convencional

É o mais utilizado e certamente o mais conhecido quando o assunto é construção, ele possui consistência mais dura, geralmente é manuseado manualmente com auxílio de carrinhos de mão para o transporte.


Concreto Armado

Possui em seu interior barras de ferro que podem variar e espessura, esse tipo também é bastante utilizado em construção principalmente nas de grande porte, através de bons cálculos a utilização desse tipo de concreto pode representar economia para o construtor.


Concreto Protendido

É utilizado onde se tem a necessidade de maior flexão, ele representa um bom custo benefício, pois se feito adequadamente dispensa manutenção ao longo dos anos, é utilizado principalmente na fabricação de pré-moldados. Nesse tipo há a inserção de cabos de aço de alta resistência no concreto.


Concreto Leve

É feito com base em agregados mais leves, dessa forma sua massa final é de aproximadamente dois terços da densidade de um concreto feito com agregados naturais. Esse tipo reduz os custos com concreto e o peso final das estruturas.


Concreto bombeável

Esse tipo de concreto é produzido com certas características de fluidez para facilitar o processo de bombeamento através de tubulações, essas tubulações são ligadas a uma bomba de concreto que é alimentada pelo caminhão betoneira, simplificando, esse concreto deve ser um pouco mais líquido para facilitar o bombeamento, atualmente é muito utilizado na construção civil pela facilidade de manuseio.


Concreto Rolado

Esse é utilizado como base em pavimentações urbanas, pisos de estacionamentos e em barragens de grande porte.

Existem ainda concretos específicos para blindagem de radiação, nesse caso, são adicionados agregado naturais mais pesados, aumentando em cerca de 50% o peso final do concreto, essa ainda é uma das maneiras mais econômicas de se selar as construções que alocam materiais radioativos.


Bem, como ficou claro, são muitos os tipos de concretos e cada um deles oferece um resultado final diferente, cabe ao construtor identificar exatamente qual a necessidade de sua obra e a partir disso escolher o concreto mais adequado para ela.

Rolar para cima