A importância da Segurança na Construção Civil

O setor da construção civil é uma entre várias outras áreas a que mais registra acidentes de trabalho e em alguns casos é segundo mais letal aos trabalhadores, então aqui, segurança é um assunto sério.

Parte desses acidentes se deve à fata de treinamento e ao não uso dos equipamentos de segurança por parte dos trabalhadores, além é claro, dos riscos inerentes ao trabalho em si.

Devido a isso foram criadas Normas Regulamentadoras especificas para garantir a segurança dos trabalhadores, essas normas determinam regras de conduta e os EPIs necessários para cada atividade, além de medidas de prevenção.

Existem várias normas, porém há duas que vale a pena destacar, a NR 05 que dispõe sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

A criação dessa comissão é um dos principais mecanismos para se evitar acidentes, dela participam também os trabalhadores e por ser um setor muito diferenciado é preciso analisar cada caso e cada obra para se constatar as melhores medidas para garantir a segurança dos trabalhadores, esse é o papel da CIPA.

Há ainda o PPRA e o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), esse programa é exigido na NR 18, ele busca garantir um ambiente adequado para que os trabalhadores possam desenvolver suas atividades com segurança.

Os riscos mais comuns aos quais os trabalhadores estão sujeitos estão relacionados à desorganização nos canteiros de obra, falta de atenção por parte dos trabalhadores e muitas vezes por ser um trabalho repetitivo o trabalhador acaba ficando desatento em sua atividade.

Os riscos mais comuns nos canteiros de obras são: quedas, choques elétricos, falta de sinalização adequada, ferramentas inadequadas e queda de materiais. Todos esses riscos podem ser amenizados com o uso dos EPIs.

Por isso é importante ter equipamentos e EPIs adequados e dispostos conforme descritos no PPRE ou PCMAT por técnico de segurança do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, alguns desses EPIs são:

  • Óculos de segurança;
  • Protetores auditivos;
  • Máscaras;
  • Luvas;
  • Calçados de segurança;
  • Capacete dentre outros que se fizerem necessários conforme descritos no PCMAT ou PPRA.

A dica principal, então, é se atentar a todas as indicações presentes nas NRs, depois disso com a ajuda da CIPA, desenvolver políticas de segurança para sua obra especificamente, seguindo esses passos sua obra se tornará muito mais segura.

Rolar para cima