Slump Test

O Slump Test é um método de análise da consistência do concreto, também conhecido como “ensaio de abatimento de concreto”, que mede a consistência do concreto a ser utilizado em sua obra.

Um dos principais fatores de trabalhabilidade do concreto é a consistência, pois ela possui características inerentes ao concreto, relacionando-se com a coesão dos componentes e mobilidade.

Para realizá-lo o Slump Teste deve-se colocar uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes em espiral (caracol) de fora para dentro da forma, depois de assentar cada camada, você deve retirar o molde lentamente, levantando-o verticalmente e medir a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada.

O Slump Test indica parte da trabalhabilidade, entretanto, ela não está relacionada somente a consistência do concreto, dependendo também dos métodos adotados para transporte, lançamento e adensamento do concreto e das características da obra, ou seja, é necessário que o engenheiro ou arquiteto da obra possa indicar o Slump necessário para sua construção.

Ao realizar a compra do concreto usinado converse com a equipe responsável pela sua obra (engenheiro, arquiteto e/ou encarregado) para saber qual Slump deve ser utilizado, caso tenha dúvidas entre em contato com a equipe da G10 Concreto que está apta para auxiliá-lo.

Dica importante: Não é aconselhado adicionar mais água no concreto para “aumentar o Slump”, pois irá alterar as características do concreto e podendo diminuir sua resistência, na G10 Concreto a relação de água e cimento é estabelecido por profissionais especializados, tornando o nosso concreto usinado com excelente qualidade e com o Slump adequado para sua obra.

Rolar para cima