Juntas de Dilatação em Pisos de Concreto e suas Manifestações Patológicas, o que são e para que servem?

Juntas de Dilatação em Pisos de Concreto e suas Manifestações Patológicas, o que são e para que servem?

Juntas de dilatação serradas em pisos de concreto são fundamentais para permitir as movimentações do concreto e a adequada transferência de carga entre as placas, assegurando o seu nivelamento e qualidade do piso. Todo piso industrial em concreto está sujeito a tensões devido a diversas causas.

Uma das manifestações patológicas que ocorrerem nos pisos de concreto são as fissuras, elas podem ser tanto transversais quanto longitudinais e a causa está ligada a retração volumétrica (autógena), plástica, por secagem ou hidráulica, química e térmica.

O processos construtivo utilizado atualmente prevê a concretagem em faixas limitadas em sua largura pelas juntas longitudinais de construção. Logo após o processo de acabamento do concreto (polimento), deve – se iniciar o corte das juntas transversais de retração, também conhecidas como juntas serradas. O melhor momento de início dos cortes transversais devem ser entre 10 horas e 24 horas após o lançamento do concreto, porém, existe um grande variação de acordo com o tipo de cimento, temperatura ambiente, relação água/cimento, tipos de aditivos entre outros fatores. O corte deve ter uma profundidade da ordem de 1/3 da espessura do piso, recomendando – se no mínimo 40 mm.

Seguindo estes processos de execução, o piso executado terá maior durabilidade e menor incidência de fissuras.

Veja algumas dicas úteis para a execução dos pisos:

  • Faça o planejamento adequado dos cortes antes de começar a ser executado;
  • Use serras adequadas (diamantadas);
  • Observe que nas juntas transversais, a profundidade ideal é de 1/3 da espessura do concreto;
  • Após a concretagem, realizar a cura adequada no concreto.

Por fim, cabe dizer que é preciso ter um profissional competente e devidamente qualificado para realizar este tipo de serviço, pois esse procedimento é fundamental para uma maior durabilidade do seu piso de concreto.

Rolar para cima