Sustentabilidade na Construção Civil – Gestão de Resíduos

A geração de resíduos é um dos principais problemas do setor da construção. Segundo o Ministério das Cidades, no Brasil, os resíduos da construção civil são responsáveis por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meio urbano.

Os resíduos gerados pela construção civil são prejudiciais tanto para as empresas geradoras como ao meio ambiente. Para as empresas causam um desconforto por muitas vezes não ter um local adequado para destinar os resíduos e pelo desperdício de materiais que poderiam ser utilizados em outro processo; já para o meio ambiente, os resíduos gerados contaminam o solo e o lençol freático por ter uma composição química inadequada, e muitas vezes esses resíduos viram entulhos que prejudicam o tráfego e a drenagem urbana favorecendo a multiplicação de vetores patogênicos: ratos, baratas, moscas, vermes, bactérias, fungos e vírus.

Se por um lado a indústria de construção civil tem como desvantagem produzir resíduos em quase todos os seus processos; por outro, tem como vantagem a capacidade de reutilizar quase que totalmente os resíduos que produz.

Hoje existem muitos estudos referente a reutilização de resíduo na construção civil, o que favorece as empresas e o meio ambiente pois não há desperdício de agregados, diminuindo o processo de extração dos agregados e, minimizando os impactos ambientais gerados pela construção civil.

A G10 concreto é uma empresa que realiza o gerenciamento de seus resíduos, praticando a sustentabilidade e pensando no bem-estar social e ambiental. Atualmente é realizada a coleta seletiva, onde é separado o resíduo orgânico do reciclável; os resíduos contaminados com óleos e graxas são destinados para uma empresa autorizada e certificada para realizar a coleta; reutiliza a água utilizada para lavagem dos caminhões betoneiras e; recicla os agregados (britas) gerados com a sobra de concreto através da lavagem do balão betoneira em um equipamento separador.

Existem várias ações para se trabalhar lidando com os conceitos de sustentabilidade, mas, com estudo e planejamento é possível estabelecer ações que se adequem melhor aos processos e não prejudiquem as empresas e o meio ambiente.

Rolar para cima